O Data Warehouse não foi e nem é o problema... Caros leitores, Diante de alguns equívocos que andam acontecendo no mercado de bancos de dados para apoio à decisão, precisamos alertar diretores, executivos, administradores e todos os profissionais de TI envolvidos neste tipo de projeto. O termo Data Warehouse (DW) é utilizado para nomear um “banco de dados histórico, separado do ambiente de produção da empresa e projetado para apoio à decisão”. Nos últimos dez anos, alguns projetos de DW fracassaram, e o que observamos hoje é a presença de uma manobra mercadológica tentando vender o mesmo produto com nome diferente. Elucidemos os fatos: projetos de DW não dão certo por fatores tais como: Falta de uma equipe de TI e de administradores dedicados totalmente ao projeto; Projetos grandiosos e caros ao invés de projetos evolutivos; Falta de cultura dos departamentos de TI para este tipo de projeto; Equipes reduzidas para um projeto eminentemente importante; Ausência de uma política de marketing do produto dentro da empresa; “Devido à falta de conhecimento das pessoas envolvidas e principalmente à falta de uma literatura clara e concisa, baseada em experiência acadêmica e prática, do caminho a ser seguido para o sucesso de um projeto como esse.”; Etc. Administradores que assistiram seus projetos fracassarem sentem-se desencorajados em investir em qualquer projeto que mencione o termo DW. Contudo, os consultores e empresas de TI não podem deixar de vender seus produtos. A política agora é usar outros termos e na verdade vender o mesmo produto não cometendo os mesmos erros do passado, pelo menos é o que se espera. Como disse anteriormente, apenas uma jogada de mercado, elegendo como bode expiatório o “pobre” do DW que não tem nada haver com as falhas de projeto cometidas para sua concepção. E quais seriam esses novos termos usados ? A moda agora é usar o termo BI, abreviação para Business Intelligence , ou Inteligência Aplicada aos Negócios. Podemos dizer que BI é um “conjunto de tecnologias que permitem a análise do desempenho de um negócio”. Ferramentas de BI sempre existiram e sempre fizeram parte de um projeto de DW. Os consultores chegam às empresas para vender os seus produtos e o marketing usado baseia-se em denegrir um DW e apresentar um produto de “baixo custo”, “milagroso” e que pode ser implantado como num “passe de mágica”. Uma coisa os executivos precisam compreender: o problema não é o DW. Para implantar ferramentas de BI com bom desempenho, como um pacote CRM ( Customer Relationship Management , ou Gerência das Relações com os Clientes), por exemplo, é necessária a implementação de um DW. Se pacotes “milagrosos” de BI forem adquiridos e os mesmos erros forem cometidos, a frustração vai ser a mesma e o novo termo que vai causar mal estar entre gerentes será o termo BI. Quando houver a necessidade de adquirir um pacote como esse, o fornecedor deve ser questionado e deve-se ficar a par da infra-estrutura necessária para implantação. Já existem casos de empresas que adquiriram pacotes de BI para serem implantados em prazos “milagrosos” de integração, e na hora “H” perceberam que precisavam de anos para construir a infra-estrutura necessária para implantação. Não somos contra empresas de TI que oferecem pacotes de BI e nem contra os princípios da Inteligência Aplicada aos Negócios, muito pelo contrário, queremos apenas alertar para os velhos problemas e valorizar as empresas sérias que não escondem as informações dos clientes. Portanto, não esqueçam, o DW não é o culpado e não é o vilão. Se bem implantado, pode ser a base para as aplicações de BI. Abraços e até o próximo artigo, Methanias Colaço Júnior
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