Home - www.devmedia.com.br

Versões existentes do SQL Server 2000

Olá !

O SQL Server 2000 pode ser encontrado sob diversas versões. Essas versões diferenciam-se quanto à capacidade dos databases, número de processadores e a existência ou não de componentes para gerenciamento e Data Warehousing. Outro item importante diz respeito à utilização do produto: existem versões para desenvolvimento, para servidores corporativos, para serem distribuidas de forma “embutida” com aplicações, etc.

Podemos dividir as versões do SQL Server 2000 em dois grandes grupos: Cliente-Servidor e outro que convencionaremos chamar de Grupo Especial, que detalharemos a seguir:

Versões para utilização em ambiente cliente-servidor

Segundo definição da Microsoft “ ... as versões Standard e Enterprise são as únicas edições do SQL Server 2000 formatadas para utilização client-server ...” A instalação dessas versões exigem a existência de sistemas operacionais de servidores: Microsoft Windows Server 2003 Standard Edition, Windows Server 2003 Enterprise Edition, Windows Server 2003 Datacenter Edition, 64-bit versions of Windows Server 2003 Enterprise and Datacenter Editions, Windows ® 2000 Server, Windows 2000 Advanced Server, Windows 2000 Datacenter Server, Windows NT ® Server 4.0, ou Windows NT Server 4.0 Enterprise Edition.

A Microsoft faz questão de frisar que um ambiente de produção client-server é diferente de ambientes de “desenvolvimento” ou “testes”, posição em que se enquadram as versões especiais.

  • SQL Server 2000 Standard Edition

Versão indicada para pequenas e médias empresas, consegue acessar até 2GB de memória e pode ser utilizada em máquimas multi-processadas respeitando o limite de 4 processadores. Dentre suas principais características, podemos citar:

  • Ferramentas gráficas para administração e desenvolvimento (Query Analyzer e Enterprise Manager) Replicação de Dados

  • Ferramenta gráfica extrair, transportar e consolidar dados multi-plataforma (DTS)

  • Suporte nativo a XML

  • Suporte nativo para processamento analítico e data mining através do Analysis Services, ferramenta destinada a criação de cubos e análise de tendências

  • Suporte à criação de indices full-text, permitindo busca otimizada de palavras ou frases em colunas com textos longos

  • Ferramenta para aferição de performance (Profiler) , que permite ao administrador capturar, armazenar e analizar eventos que responsáveis por gargalos no servidor

  • Utilização de Indexed Views , também conhecida por Materialized View

  • SQL Server 2000 Enterprise Edition

É a versão mais completa do SQL Server 2000, indicada para quem quer aliar escalabilidade a alta disponibilidade e performance. Suporta 64Gb de memória, 32 processadores, além de possuir uma versão especial que roda em 64bits sob o processador Intel ® Itanium ® . É indicada para instalações críticas, como Web sites que operam em sistemas 24x7 e precisam suportar com grande volume de transações. Além das as features existentes na versão Standard , possui os seguintes diferenciais:

  • Views distribuídas (Distributed Partitioned Views) , que podem ser utilizadas para balanceamento e distribuição de carga entre servidores

  • Considera indices criados sobre Indexed Views como alternativa de otimização em queries, mesmo que a view NÃO faça parte da linha de comando. Por exemplo, uma query realiza um agrupamento de vendas por data. Você possui uma view indexada com esse agrupamento. O otimizador ao avaliar a query irá considerar o agrupamento pré-existente na indexed-view para resolver a query, como se a view fosse um índice convencional

  • Utilização do poder de fogo do processamento simétrico para criação de índices, leitura de tabelas e na utilização dos utilitários DBCC

  • Failover Clustering (fornece mecanismos para criar cópias on-line de sua base de dados à partir de um servidor virtual, responsável pelo manejo das requisições)

  • Log Shipping nativo para criação bases redundantes com mínima latência em relação ao servidor principal

Versões Especiais

  • SQL Server 2000 Personal Edition

É a versão do SQLServer 2000 para máquinas desktop ou laptops, rodando Windows 2000 Professional, Windows NT Workstation 4.0, Windows Millennium Edition, e Windows 98 . Possui as mesmas características da versão Standard, com algumas limitações.

  • Apresenta queda de performance quando mais de 5 processos são executados simultâneamente ;

  • Máximo de 2 processadores (somente um para Windows 98 e Windows ME) ;

  • Pode participar de replicação apenas como subscriber

  • SQL Server 2000 Developer Edition

Inclui todas as funcionalidades da versão Enterprise a um custo muito menor, mas sua utilização é restrita para desenvolvimento e testes de aplicações; seu uso é proibitivo em ambientes de produção. Para garantir flexibilidade ao desenvolvedor, essa versão pode ser instalada em servidores e/ou máquinas desktop.

A licença da versão Developer dá o direito de dowload e redistribuição ilimitada - sem qualquer custo adicional - da versão compacta utilizada em Palms e/ou Pocket PCs: SQL Server 2000 Windows CE Edition.

  • SQL Server 2000 Windows CE Edition

É a versão compacta do SQL Server 2000 para a plataforma wireless, que operam sob o manto do Windows-CE 2.11 ou posterior. O engine dessa versão ocupa de 800Kb à 1.3Mb, faixa essa que depende do device onde está instalada (Handheld PC Pro, Palm ou Pocket PC).

Essa versão possui ferramentas, suporte a transações, APIs e um vocabulátio T-SQL “enxuto” que torna o desenvolvimento de aplicações bastante confortável para quem já possui alguma familiaridade com o SQL Server em versões mais robustas. Possui também suporte à replicação merge via HTTP na condição de subscriber.

  • SQL Server 2000 Desktop Engine ( MSDE 2000)

É a versão do SQL Server 2000 que pode ser redistribuída (=vendida junto com a aplicação que utiliza os recursos do banco). O serviço SQL Server Agent está disponível para schedule de processos e contempla todas as funcionalidades da linguagem T-SQL disponíveis em outras versões. Possui o limite de 25 conexões simultâneas e aplica as mesmas restrições da versão Personal. Não posui ferramentas gráficas de administração nem recursos para data-warehousing e data-mining (Analysis Services não está incluido nessa versão). Apesar de não embutir ferramentas de administração, todas as API´s e funcionalidades das outras versões – como o SQL-DMO (*) – estão disponíveis nessa versão.

(*) SQL-DMO é uma biblioteca de objetos do SQL Server 2000. O Enterprise Manager (console de administração do SQL Server 2000) foi desenvolvido à partir dos objetos existentes nessa biblioteca

Bem pessoal, por hoje é só.

Até a próxima!

 

Paulo Ribeiro (psribeiro@hotmail.com) é Microsoft MCDBA e membro da equipe editorial da SQL Magazine. Atua como DBA sênior em SQL Server na Livraria e Papelaria Saraiva S/A.

  Monitorando deadlocks com Trace Flags    
  Monitorando deadlocks com o Profiler    
  Variáveis tipo TABLE    
  Tabelas Temporárias    
  Subqueries Parte II: Queries correlatas    
  Subqueries – Parte I    
  Gerenciando Bloqueios–Parte II    
  Gerenciando Bloqueios–Parte I    
  Porque qualificar o owner na chamada de stored-procedures    
  Explorando os Tipos de Join – Parte II    
  Explorando os Tipos de Join – Parte I    
  Versões existentes do SQL Server 2000    
  Tuning - Plano de Execução no SQL Server - Parte 4    
  Tuning - Plano de Execução no SQL Server - Parte 3    
  Tuning - Plano de Execução no SQL Server - Parte 2    
  Tuning - Plano de Execução no SQL Server - Parte 1    
  Tuning - Estatísticas de I/O    
  Desfragmentando Índices no SQL Server    
  Procedures Não Documentadas
no SQL Server 2000 Parte 2
   
  Procedures Não Documentadas
no SQL Server 2000.
   
  SQL Server 2005 - YUKON    
  SQL Server 2000: o Contra-Ataque.    
  Boas-Vindas    
     

 

Todos os direitos reservados: DevMedia Group
SQL Magazine - 2004