Home - www.devmedia.com.br


Bases de Dados em Linux
2º edição do evento

Aconteceu neste último sábado (18/09/2004), no auditório da FIAP – Faculdade de Informática e Administração Paulista, a segunda edição do evento Bases de Dados em Linux organizado pela Livraria Tempo Real.

O evento contou com quatro palestras que abordaram os SGBDs MySQL, PostgreSQL, Firebird e por último um belo tutorial sobre configuração de servidores Linux para BD.

No início da manhã, cheguei a FIAP e fui diretamente ao credenciamento, que estava muito bem organizado evitando os tradicionais tumultos e, pontualmente às 9h00’ foi dado início às palestras.

MySQL, por Renato Amaro Golin.

Foi dado início à palestra com a história do MySQL, onde pudemos conhecer melhor a evolução deste SGBD bastante popular. Nos foi mostrado também as novas funcionalidades do MySQL 5.0 que se encontra em versão Alfa.


Renato Amaro Golin durante a palestra

Também recebemos muitas informações a respeito dos Add-nos para administração e desenvolvimento no MySQL e, referente à administração, foi falado sobre o Mysqladmin/SQL e amplamente sobre técnicas de Back-up.

Algo que chamou muito a atenção dos congressistas foi a parte voltada a replicação de dados e também sobre crash recover.

Não foram deixadas de fora as ferramentas gráficas para administração e desenvolvimento e brilhantemente foi encerrada a apresentação com uma exemplificação prática da utilização de chaves estrangeiras no MySQL, demonstrando o poder da ferramenta em garantir também a integridade referencial quando necessário.

Contamos também com a presença de Eber Duarte, no stand da MySQL. Eber é instrutor certificado MySQL e mantém uma coluna no site da SQL Magazine.


Ricardo Rezende, Eber Duarte e Renato Amaro Golin

PostgreSQL, por Carlos Smanioto.

A segunda palestra do dia contou com bela apresentação do Carlos Smanioto, que por sinal está sempre presente em nosso site com seus artigos, integrando a equipe de colunistas do site da SQL Magazine.

Inicialmente foi falado sobre o histórico do PostgreSQL e um bela introdução a o que é um BD Open Source.


Carlos Smanioto em sua primeira palestra

Recebemos boas informações sobre a flexibilidade para tuning do BD e também sobre a segurança do mesmo.

Para os desenvolvedores, foi abordado também a conexão de Delphi com o PostgreSQL e um ótimo tutorial de dicas de montagem de um BD para produção.

Para finalizar, foi falado sobre a instalação nativa do PostgreSQL 8.0 para o windows, não necessitando mais do tão conturbado Cygwin e o fechamento foi feito mostrando todas as novas tendências da mais recente versão do BD em seu estágio Beta, o PostgreSQL 8.0.

Almoço fraterno.

Além do coffe break, o horário de almoço foi o momento ideal para os congressistas interagirem. A troca de experiências e o networking rolaram soltos. Na minha concepção, esta é uma das grandes vantagens de participar de eventos deste tipo.

SQL Magazine presente no evento.

Como não poderia deixar de ser, a Revista SQL Magazine estava presente prestigiando o evento. Num stand bastante diversificado (SQL Magazine, Clube Delphi, MSDN Magazine e Java Magazine), a revista marcou presença permanecendo lotado durante os intervalos e disponibilizando inclusive uma assinatura para ser sorteada entre os congressistas.


Andre (da revista) no stand da SQL Magazine

Firebird, por Carlos Henrique Cantú.

Após o almoço, as atividades reiniciaram com a palestra do maior ativista da comunidade Firebird no país, o colunista da Revista Clube Delphi e membro da equipe editorial da revista SQL Magazine Carlos H. Cantú.

Uma figura realmente carismática, Cantú iniciou sua apresentação mostrando as diferenças entre a tecnologia client/server e os sistemas desktop (Paradox, dBase, Clipper, etc.) e ressaltou as principais vantagens de se utilizar o client/server.


Ricardo Rezende e Carlos H. Cantú no stand da FireBase

Pudemos também entender melhor o Firebird através da história e evolução do mesmo e também sobre o sistema de trava implementado pelo BD.

Foi abordada a característica de Versioning, utilizando gerenciamento otimista de concorrência e as implementações de segurança.

Tivemos acesso também a informações sobre as ferramentas administrativas, replicação e nos foi apresentada às novidades da versão 1.5.

Cantú finalizou sua apresentação focando o futuro do Firebird. Realmente um ponto bastante interessante abordado por ele.


Ricardo Rezende e Carlos H. Cantú no stand da SQL Magazine

Configuração de servidores Linux para BD, por Carlos Smanioto.

A última palestra do evento foi uma verdadeira aula de Carlos Smanioto para preparar um servidor Linux para a maior performance e confiabilidade no BD.

Um ponto realmente interessante foi o fato de que o assunto abordado não se restringia a um ou outro BD, e sim as melhores práticas para extrair o máximo de um BD em uma plataforma Linux.

Smanioto abordou temas como particionamento, tuning de File System e até mesmo compilação de Kernel, alterando alguns parâmetros do mesmo para melhorar o benefício.

Um trabalho extremamente cuidadoso e rico, que deve ser considerado por qualquer DBA que necessite usar o SO Linux em seu servidor.

Como dizíamos na época da faculdade, foi realmente um trabalho de “escovação de bits”, em que Smanioto “tira leite de pedra”, chegando a abordar pontos que realmente não pensaríamos no momento de instalar um BD. O mais importante foi o cuidado em justificar o motivo de cada configuração executada.

Uma verdadeira aula para que está acostumado com o tipo de instalação “yes”, “yes”, “yes”, “finish”.


Carlos Smanioto e Ricardo Rezende

Conclusão.

Saí realmente satisfeito com o nível do evento e a qualidade do que foi apresentado. Definitivamente um dia muito bem aproveitado que demonstrou o alto grau de profissionalismo dos especialistas brasileiros. Realmente não deixamos nada a desejar com relação à utilização da tecnologia de BD e podemos dizer que as empresas podem ficar tranqüilas em saber que suas informações estão a salvo nos ótimos SGBDs livres e principalmente nas mãos dos excelentes profissionais da área.

 

Ricardo Rezende (ricardo@sqlmagazine.com.br) é DBA Oracle na IBM do Brasil em projeto internacional, possui cursos oficiais pela Oracle University, consultor independente de Bancos de Dados, subeditor da revista SQL Magazine, editor do Website da SQL Magazine e professor licenciado pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica “Paula Souza” na unidade de Taubaté-SP.

  ARTIGOS    
  Oracle 9i – Conexões de rede, Parte V    
  SQL Magazine Tech Day    
  Oracle 9i – Conexões de rede, Parte IV    
  Oracle 9i – Conexões de rede, Parte III    
  Boas-Vindas do Editor    
  Oracle 9i – Conexões de rede, Parte II    
  Oracle 9i – Conexões de rede, Parte I    
  II CONISLI – 2º Edição do Congresso Internacional de Software Livre    
  RAID – Parte IV
Recomendações de mais Fabricantes
   
  Oracle Open World
   
  Raid - Parte 3
Recomendações dos Fabricantes

   
  Raid - Parte 2
Armazenamento com segurança,
performance e baixo custo

   
  Bases de Dados em Linux
2º edição do evento
   
  Raid - Parte 1
Armazenamento com segurança, performance e baixo custo
   
  Álgebra Relacional – Parte II
Linguagem de consulta formal
   
  Álgebra Relacional – Parte I
Linguagem de consulta formal
   
  Conceitos Fundamentais de Banco de Dados - Parte 2    
  Conceitos Fundamentais de Banco de Dados - Parte 1    
  VIDEO-AULAS    
  Bind Variables no BD Oracle    
       
     

 

Todos os direitos reservados: DevMedia Group
SQL Magazine - 2004