Home - www.devmedia.com.br


Iniciando o uso do MySQL

Esse artigo tem como objetivo apresentar, para os iniciantes, a metodologia para instalação e configuração inicial do sistema gerenciador de banco de dados MySQL.

Inicialmente, você deverá escolher em qual o Sistema Operacional (SO) você pretende trabalhar, visto que o MySQL possui suporte a um número considerável de SOs. A forma de instalação poderá variar de um SO para outro. Portanto, aqui serão apresentados os métodos de instalação para o Linux e Windows que são os SOs utilizados com maior freqüência.

Primeiro, você deverá obter o instalador do MySQL, sendo que você poderá optar por fazer uma instalação a partir do código fonte do sistema ou a partir de um binário compilado especificamente para o seu SO. Faça o download do MySQL a partir do endereço www.mysql.com/downloads. A versão em produção do servidor é a 4.0, que no momento da escrita deste artigo está na release 4.0.18. Prefira as releases estáveis para a utilização em ambientes de produção. Existe ainda a versão 4.1, que possui recursos como sub-queries e SSL (tráfego seguro entre o cliente e o servidor), além da versão 5.0 que possui Stored Procedures e cursores, sendo que as duas últimas são versões em desenvolvimento, não sendo recomendada a sua utilização em ambientes de produção. Na página de downloads você também poderá obter ferramentas gráficas para administração do banco de dados tais como MySQLCC e MySQL Administrator, bem como programas para conexão ao sevidor MySQL, sendo elas as APIs e os drivers ODBC e JDBC, respectivamente, o MyODBC e o Connector/J.
Uma vez determinada a versão que se pretende instalar você deverá escolher o SO, por exemplo Windows ou Linux i386, fazer o download dos arquivos e iniciar o procedimento de instalação. Os métodos de instalação para Linux e Windows são apresentados seguir:

Instalando o MySQL no Linux:

Existem duas formas de instalação do MySQL no Linux, que são o RPM (RedHat Package Management) e o tar.gz, conhecido também como tarball. No primeiro caso, você deverá obter os arquivos MySQL-server-[versão].rpm e MySQL-client-[versão].rpm e executar o comando:

shell>rpm -i MySQL-server-[versão].rpm MySQL-client-[versão].rpm

O comando acima instala o servidor e os clientes padrão MySQL, sendo que todos os recursos necessários para a execução do servidor de banco de dados são criados de forma automática. Ao final da operação o MySQL estará em execução. Uma vez instalado o servidor, informe uma senha para o usuário root, que é o administrador do banco de dados:

shell>mysql -u root
mysql>set password for root=password('sua_senha');

Se você optar pela instalação tarball você deverá executar os seguintes passos:

1- Faça o download do arquivo:

MySQL-[versão].tar.gz (usualmente em /usr/local)

2- Descompacte o seguinte arquivo:

shell> gunzip MySQL-[versão].tar.gz | tar xvf
shell> ln -s MySQL-[versão] mysql

3- Crie o usuário e o grupo mysql:

shell>groupadd mysql
shell>useradd -g mysql mysql

4- Mude a permissão dos arquivos

shell>chown mysql.mysql /usr/local/mysql -R

5- Execute o servidor

shell>cd /usr/local/mysql
shell>bin/mysqld_safe &


Assim, o servidor estará em execução e pronto para ser utilizado.

É importante observar que a instalação do MySQL não cria o arquivo de configuração para o servidor, daí você poderá criar o seu próprio arquivo de configuração chamdo my.cnf e colocá-lo no diretório /etc, ou copiar para este diretório - com o nome de my.cnf - um dos arquivos de configuração exemplo colocados no /usr/share/mysql. Uma descrição de todos parâmetros de configuração do MySQL pode ser encontrada em www.mysql.com/documentation. De um modo geral, o MySQL pode ser utilizado de forma eficiente, mesmo a partir da sua configuração default.

Instalando o MySQL no Windows:

A instalação no Windows é feita através de um setup que instala tanto o servidor quanto os clientes MySQL. Ao final da instalação também será necessário informar uma senha para o usuário root, assim como no Linux. O arquivo de configuração do servidor no Windows fica no win-sys-dir/my.ini. Para iniciar o servidor e configurá-lo você poderá executar o WinMySQLAdmin que é colocado por default em c:\mysql\bin.

Com isto, podemos iniciar a utilização do MySQL, espero que aproveitem as dicas aqui apresentadas. Em breve estarei de volta com mais detalhes a respeito deste banco de dados.

Um abraço e até breve!

Eber M. Duarte



 


Eber Duarte é bacharel em Ciência da Computação, pós-graduado em Engenharia Elétrica e MySQL Professional Certified. Trabalha há 3 anos na EAC Software (BH/MG) como Analista e desenvolvedor de sistemas, atuando especialmente no desenvolvimento de sistemas Web. Atualmente, também é consultor e instrutor do banco de dados MySQL.
Contatos: eber@eacnet.com.br
www.mysqlbrasil.com.br ou www.eacsoftware.com.br

  Otimização do MySQL    
  Novidades da versão 5.0 do MySQL    
  Topologias de replicação no MySQL    
  Replicação de dados no MySQL    
  Como Trabalhar com Tabelas MyISAM Grandes    
  Verificação e correção de tabelas corrompidas no MySQL    
  Backup Online no MySQL    
  Backup e restauração no MySQL    
  Integridade Referencial no MySQL    
  Tabelas do MySQL    
  Gerenciamento de usuários e Controle de Acessos    
  Ferramentas Gráficas Para Modelage    
  Iniciando o Uso do MySQL    
  Boas-Vindas    
     

 

Todos os direitos reservados: DevMedia Group
SQL Magazine - 2004