Home - www.devmedia.com.br

Boas-Vindas

Agradeço a oportunidade de participar desta comunidade tão especial de leitores e colunistas da SQL Magazine. Sinto-me honrado e satisfeito. Além de estar envolvido (sou assinante e recomendo) poderei mostrar também algum comprometimento.

Gosto de assuntos "desconectados" de tecnologias e de ferramentas específicas. Trabalho com soluções para problemas e sou a favor de todas as ferramentas e tecnologias que implementam bem as boas soluções. Quanto aos detalhes de performance/otimização em determinada ferramenta, faço apenas quando não tem alguém mais apaixonado e obstinado para fazê-lo. Apenas quando sou "obrigado", envolvo-me em "sopas de letrinhas em ordem alfabética" e, como todo bom "mala", gosto de fazer bem feito.

Acredito que nos dias atuais, tudo está cada vez mais especificado e "coisificado". Muitas vezes, falta-nos a visão "do todo para as partes"; bem como, "de uma das partes para o todo".

Devemos ser capazes de perceber onde estamos, longe ou perto do objeto de estudo, para "calibrar melhor a pontaria da solução". Não teremos condições de abstrair corretamente os modelos (sejam quais forem) se não estabelecermos certos paradigmas. Vejamos então, em primeiro lugar, os mais simples:

Já vi muitas definições sobre computador, algumas até mesmo poéticas. Mas, para que serve essencialmente o computador ? O ventilador serve para ventilar. O martelo serve para martelar. E o computador ? Serve para armazenar e processar dados. Pronto. Simples assim: sem violinos tocando nem poetas declamando. Sem frescuras.

E como o computador funciona ? Também já vi muitas definições à respeito ... Pega daqui, leva pra lá, guarda não sei onde e depois entrega não sei pra quem ... A religião "funciona" através da fé. A ciência "funciona" através do estudo. E o computador ? Através de programas.

Logicamente, um programa de computador não dá conta e não resolve problemas realmente complexos; daí então, a necessidade dos sistemas de informação com vários programas. Tudo isto precisa estar disponível para muitos o tempo todo.

Esta é uma maneira simplista que desenvolvi para enxergar toda esta interconexão do processamento de dados e do gerenciamento da informação:



O hardware, os sistemas operacionais e o ambiente de rede suportam e disponibilizam para muitos, na maior parte do tempo, os bancos de dados, os programas e os sistemas de informação. Os aplicativos locais, de uma rede corporativa ou da internet funcionam como tradutores (pegando, levando, trazendo, mostrando, etc.) e interagem com tudo quanto é possível. Do estímulo à resposta, muitas camadas são usadas em cada caso. Num ambiente complexo, um "pobre e mortal usuário" (sem poderes de administrador) pode não saber onde seus dados estão armazenados nem pra que santo ou programa deve rezar ...

Não devemos nos esquivar dos fatos. Todos precisam saber tudo; em diferentes condições e proporções, lógico.

Bem.
Voltando ao nosso planeta Terra ...
Não vou prometer nada. O que for autorizado por meu amigo Ricardo Rezende (atual editor do site) tá valendo ...

DAQUELE JEITO ...

Boa Sorte, Saúde e Cuca Fresca Valeu ?!

 

 

 

 

Mansueto Gomes de Almeida mansuetoalmeida@yahoo.com.br, é especialista em análise de sistemas, com vivência de 24 anos ininterruptos em vários cargos e funções relativos a processamento de dados e tratamento da informação.Trabalhou em várias empresas, com profissionais de diversas áreas, em muitos sistemas computacionais (do mainframe ao microcomputador e, até mesmo, os "lendários" cartões perfurados).Tem 40 anos, é casado e tem um filho.Atualmente, está analista de sistemas sênior na Universidade de Taubaté (concurso público) e professor no Centro Paula Souza (concurso público). Eventualmente, trabalha como consultor independente.

  Modelagem    
  GAxSGBD    
  Boas-Vindas    
     

 

Todos os direitos reservados: DevMedia Group
SQL Magazine - 2005