Home - www.devmedia.com.br


II CONISLI
2º Edição do Congresso Internacional de Software Livre

Aconteceu nos dias 05 e 06 de novembro de 2004 a segunda edição do CONISLI – Congresso Internacional de Software Livre (www.conisli.org.br). Novamente a cidade de São Paulo foi palco para mais este grande encontro entre profissionais, comunidade e governo tratando de assuntos que giraram em torno do software livre.

Contando com uma bela estrutura do Palácio de Convenções do Anhembi, os participantes puderam ter um contato mais próximo com o que há de mais novo na tecnologia de software livre e também interagir com as comunidades dos mais diversos projetos destinados a este segmento.

A abertura oficial do evento ocorreu no Auditório Elis Regina onde, às 9h 30min, iniciou-se com a composição da mesa e a execução do Hino Nacional Brasileiro. Com a presença de personalidades da comunidade de software livre, a abertura contou também com a representação de empresas como IBM e Metrô de São Paulo e também de autoridades como Luis Djavina, representando o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, o deputado Simão Pedro e o presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), o sr. Sérgio Amadeu da Silveira.



Mesa composta por autoridades e personalidades do mundo do software livre

Ao final da abertura, Cezar Taurion, da IBM, iniciou seu keynote abordando temas como os grandes investimentos feitos pela IBM em software livre, mostrou também os vários projetos sendo desenvolvidos em parceria com o governo brasileiro e informou também a migração do parque de 300.000 máquinas, utilizadas na IBM, para Linux. Finalizou demonstrando um novo modelo de negócios focados em software livre.

Outro projeto bastante interessante foi o apresentado pela prefeitura de Rio das Ostras (www.riodasostras.rj.gov.br) resolvendo problemas clássicos como inclusão digital, monopólio de fornecimento de software e implantação de 3 telecentros e chegando a uma economia de R$1.400.00,00 através da utilização de software livre.

O evento contou com inúmeras palestras, sempre abordando a utilização de software livre. Um exemplo foi a palestra proferida pela Ana Paula, da comunidade Gnurias do Rio Grande do Sul, abordando o tema “Educação infantil e inclusão digital”, explanando todo o trabalho feito pela comunidade para promover o software livre e a inclusão digital.

Assisti ainda a várias outras palestras como “Projetos governamentais com SL”, “BLANES 2004 – Interface Gráfica para Linux”, “Investigação e prisão em crimes digitais”, “Planejando a migração para SL”, entre outras.

Mas você deve estas se perguntando: “E quanto aos bancos de dados em software livre?”, afinal é este o foco principal das publicações da SQL Magazine. Sim, é isso mesmo, e mais uma vez, fui garimpar palestras e informações na área de banco de dados para trazer a você o que há de mais novo nesta área.

A comunidade PostegreSQL-BR estava muito bem representada por Diogo Biazus, Leonardo Cezar, Nabucodonosor Coutinho e Cláudio Ferreira.

A primeira palestra (foram duas) foi brilhantemente ministrada por Diogo Biazus e Leonardo Cezar abordando o tema Full Text Search, técnica de indexação utilizada por mecanismos de buscas como Google, por exemplo, que agora também está implementado no PostgreSQL.


Diogo Biazus ( em pé ) e Leonardo Cezar (sentado, frente ao notebook ), durante a palestra .

Através de demonstrações práticas, eles mostraram com grande profundidade, toda a potencialidade desta funcionalidade que foi implementada no PostgreSQL através da função Tsearch2.

A segunda palestra, no sábado, foi uma aula sobre o PostgreSQL, em que o quarteto da comunidade mostrou todos os lados deste grande SGBD que não fica distante de gigantes como DB2 ou Oracle.

Iniciaram contando toda a trajetória histórica do PostgreSQL e finalizaram mostrando algumas das novas funcionalidades da versão 8 do banco de dados:

  • Transações aninhadas;

  • Tablespaces;

  • Point in time recover;

  • Versão nativa para Windows através do pginstaller.


Da esquerda para a direita : Leonardo Cezar, Nabucodonosor Coutinho, Diogo Biazus e Ricardo Rezende

Outra boa garimpada que dei foi a palestra sobre modelagem de dados em UML utilizando apenas ferramentas livres. A palestra foi ministrada por Marcio Junior Vieira, que apresentou soluções de três ferramentas livres para modelagem de dados utilizando o conceito de orientação a objetos.

As ferramentas abordadas foram:

Ferramenta baseada em gtK, GPL. É parte integrante do projeto Gnome, disponível para plataformas Linux, Unix e Windows. Atualmente na versão 0.94.

Integrado ao projeto KDE, disponível nas plataformas Linux, FreeBSD e Solaris. Gera e imprime diagramas, além de criar classes em Java, SQL, PHP e Python. Permite exportar em formato .png, suporta arquivos XMI, possui visualizador de código fonte e permite executar engenharia reversa.

Ferramenta CASE capaz de desenhar e imprimir diagramas UML, permite engenharia reversa, exporta para formato XMI e os metadados estão em UML 1.3. Para instalação é necessário possuir Java 1.3 ou superior e somente gera scripts para linguagem Java. Sua versão estável é a 0.16.

Citou ainda a ferramenta ArgoUML2Dia, que converte um modelo desenvolvido na ferramenta Argo para a ferramenta Dia.

Infelizmente alguns problemas me impediram de registrar a palestra em fotos.

Autoridades” do Software Livre

Ilustres do mundo do SL marcaram presença no II CONISLI, apresentando keynotes e interagindo com todo o público presente. Foi o caso de George Greve, presidente da Free Software Foundation Europe.


George Greve (FSF Europe), Ricardo Rezende, Renoldi ( comunidade Vale Livre ) e Ralf Braga ( presidente do CONISLI)

Uma presença sempre marcante nos eventos de software livre é o simpaticíssimo Jon “Maddog” Hall.


Ricardo Rezende e Jon “Maddog” Hall

Uma figura muito carismática, Maddog, como gosta de ser chamado, além de tirar fotos, ficou um bom tempo conversando comigo a respeito de suas investidas no mundo dos bancos de dados no final da década de 70, quando surgia o conceito de banco de dados relacional. Trocamos cartões e agendaremos uma entrevista futura para a SQL Magazine.


Ricardo Rezende e Maddog, trocando cartões.

O congresso contou ainda com uma feira de exposições com vários parceiros da SUCESU-SP, organizadora do evento, que também abriu espaço para stands das várias comunidades de vários projetos em software livre.


Visão geral da feira de exposições

Dentre os expositores, destacamos o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), SERPRO, Prefeitura de Rio das Ostras, IBM, Linux Mall, Linux Magazine e Livraria Tempo Real.


Visão geral dos stands das comunidades . No primeiro plano , Renoldi ( Vale Livre ), Ricardo Rezende, logo atrás e Nitai ( Vale Livre ).

Em mais um evento típico, as comunidades demonstraram que, acima de tudo, a iniciativa e luta por um ideal estão cada vez mais tomando conta de nosso país e, num clima de festa, fizeram mais um grande evento repleto de informações e novidades.


Ricardo Rezende, ao centro , e a comunidade Vale Livre , com sede em Pindamonhangaba, no Vale do Paraíba paulista .

Conlusão

Esta foi a segunda edição do CONISLI, também tive a oportunidade de participar da primeira edição, e é notório o fato do aumento da maturidade dos sistemas e soluções baseadas em software livre. É crescente o investimento de grandes empresas e enorme o incentivo do governo brasileiro nestas soluções. Somente o software livre permite que toda a renda vinda do desenvolvimento e implementação de sistemas computacionais seja revertida para o próprio país, sem termos que ficar pagando royalties para outros países.

É fato que a comunidade de desenvolvedores brasileiros, de um modo geral, são muito bem vistos no mercado mundial de softwares. Ao lado dos indianos, somos profissionais criativos, inovadores e detentores de conhecimentos específicos e necessários para o desenvolvimento de qualquer solução. O famoso “geitinho brasileiro” definitivamente resolve problemas e coloca o profissional brasileiro dentre os melhores do mundo.

Somente senti falta das comunidades do MySQL e do Firebird, que também desempenham papel importante no mundo dos SGBDs mas que, por algum motivo, não estavam presentes à festa.

A terceira edição já está com data marcada. O site do CONISLI informa que, de 10 a 12 de novembro de 2005, acontecerá a terceira edição no mesmo Palácio de Convenções do Anhembi. Com certeza, estarei lá.

Espero que eu tenha conseguido ilustrar um pouco do que foi o evento.

Até o próximo.

 

 

Ricardo Rezende (ricardo@sqlmagazine.com.br) é DBA Oracle na IBM do Brasil em projeto internacional, possui cursos oficiais pela Oracle University, consultor independente de Bancos de Dados, subeditor da revista SQL Magazine, editor do Website da SQL Magazine e professor licenciado pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica “Paula Souza” na unidade de Taubaté-SP.

  ARTIGOS    
  Oracle 9i – Conexões de rede, Parte V    
  SQL Magazine Tech Day    
  Oracle 9i – Conexões de rede, Parte IV    
  Oracle 9i – Conexões de rede, Parte III    
  Boas-Vindas do Editor    
  Oracle 9i – Conexões de rede, Parte II    
  Oracle 9i – Conexões de rede, Parte I    
  II CONISLI – 2º Edição do Congresso Internacional de Software Livre    
  RAID – Parte IV
Recomendações de mais Fabricantes
   
  Oracle Open World
   
  Raid - Parte 3
Recomendações dos Fabricantes

   
  Raid - Parte 2
Armazenamento com segurança,
performance e baixo custo

   
  Bases de Dados em Linux
2º edição do evento
   
  Raid - Parte 1
Armazenamento com segurança, performance e baixo custo
   
  Álgebra Relacional – Parte II
Linguagem de consulta formal
   
  Álgebra Relacional – Parte I
Linguagem de consulta formal
   
  Conceitos Fundamentais de Banco de Dados - Parte 2    
  Conceitos Fundamentais de Banco de Dados - Parte 1    
  VIDEO-AULAS    
  Bind Variables no BD Oracle    
       
     

 

Todos os direitos reservados: DevMedia Group
SQL Magazine - 2004