Home - www.devmedia.com.br

Ferramentas Case - Parte II

Continuando nosso passeio por algumas ferramentas CASE, vamos hoje falar um pouco do Dr.Case.

Dr.Case

O Dr. Case é distribuído pela Squadra e foi desenvolvido pela DrSys, através do apoio do Softex, pela UFMG. Está na versão 3.5e. O teste foi efetuado na edição trial em um AMD 1.2 com 256Mb.

Diagramas

No Dr. Case estão disponíveis somente o DER e o DFD. Todos os dois são implementados de forma gráfica , visual e bastante fácil . A notação utilizada é a do Peter Chen. O DER é exibido como parte do projeto conceitual sendo possível incluir observações textuais entre as entidades . (Fig. 01)


Figura 01 – DER com comentários texto.

Tanto o DER quanto o DFD, possuem diversos recursos como configuração de cores, reorganização, validação (integridades), etc.

Uma visão física do DER somente é possível através da consulta a um outro diagrama, chamado Diagrama Lógico (Fig. 02), dificultando um pouco a alternância entre a visão física e lógica.

O gerador de DFD é um módulo à parte do Dr.Case, chamado de Dr.Case DFD.


Figura 02 – Diagrama Lógico

Scripts/Banco de Dados

A geração de scripts no Dr.Case possui os recursos mais comuns e esperados nessa operação , como scripts para tabelas , chaves primárias, etc...

Ele suporta a maioria dos bancos de dados , mas não possui suporte a alguns importantes bancos do mercado como MySQL, Firebird e PostgreSQL. ( Figura 03 – Bancos de Dados suportados).


Figura 03 – Bancos de Dados suportados.

Recursos

O Dr.Case é integrado com uma outra ferramenta chamada Sculptor, distribuído também pela Squadra. O Sculptor é um gerador de aplicativos Delphi. Com ele é possível importar os diagramas do Dr. Case e acelerar o desenvolvimento de aplicativos Delphi.

Documentação

Assim como a ferramenta que avaliamos no artigo anterior, O Dr.Case gera todos os principais documentos de análise em formato nativo, com a possibilidade de exportar para diversos formatos como .doc, .txt e .xls.

Note que é possível gerar um documento muito útil junto aos desenvolvedores que é a estrutura física das entidades, com a possibilidade de associar também os relacionamentos dos quais a entidade faz parte.


Figura 04 – Geração de documentos

Conclusão

Utilizei durante alguns anos o Dr.Case. Foram velhos tempos de Visual Basic e MS-Access. Guardo boas lembranças desse software desenvolvido em Visual Basic 5.0, por mineiros como eu.

Assim como o CaseStudio, quem ainda utiliza análise estruturada, vai encontrar no Dr.Case uma opção para documentar seus sistemas, com o diferencial de ser em português.

Para saber mais

www.squadra.com.br

Dúvidas de Leitores

Recebi um e-mail de um leitor questionando se o Visio seria uma ferramenta CASE ou não, e ainda, comparando-a a outras ferramentas como Paradigm e Rational Rose. Com relação ao Visio, vamos falar sobre ele no quarto artigo, com previsão de publicação para 01/12/2004, mas já adianto que se trata de uma ferramenta CASE.

Com relação ao comparativo gostaria de reforçar o que coloquei no primeiro artigo: “...a intenção é mais fornecer as características de cada uma, para que o leitor que está prestes a iniciar um projeto, possa optar pelo software mais adequado ao seu perfil. Deste ponto de vista o estudo é mais uma análise do que uma avaliação.” Ou seja, a série de artigos pretende mais analisar do que comparar. Ainda assim, pretendo no último artigo colocar quais os parâmetros poderiam ser utilizados para a escolha de uma ferramenta CASE, pois se trata de uma escolha relativa e não absoluta. Gosto muito de utilizar a palavra ferramenta , pois por definição, ela depende diretamente do trabalho a ser realizado. Assim é com as ferramentas CASE.

Próximo artigo

Previsão de publicação em 15/11/2004. Vamos explorar o ErWin.

Um abraço.

 

Vagner Vilela de Oliveira (alancox@ig.com.br) é Analista Desenvolvedor com 12 anos de experiência em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Fluente em Visual Studio, SQL Server, SQL e ferramentas Case. É graduando em Matemática pela Faculdade de Filosofia e Ciências Santa Marcelina. Realiza estudos em .NET, UML e Gerência de Projetos. Atualmente é Gerente de Desenvolvimento da Meta - Tecnologia em Sistemas.

  Ferramentas Case - Parte V    
  Uma Breve Retrospectiva    
  Ferramentas Case - Parte IV    
  Ferramentas Case - Parte III    
  Ferramentas Case - Parte II    
  Ferramentas Case - Parte I    
  Boas-Vindas    
     

 

Todos os direitos reservados: DevMedia Group
SQL Magazine - 2004