Home - www.devmedia.com.br

Ferramentas Case - Parte V

Caros leitores,

Vamos então continuar nossa jornada por algumas ferramentas CASE.

Os usuários Borland já sabem que foi lançada uma suíte de desenvolvimento, contemplando todo o ciclo de vida de desenvolvimento de software, a saber: análise, projeto, implementação, teste e implantação. A ferramenta de projeto disponibilizada pela Borland é o Together.

Introdução

O Together é muito mais que uma ferramenta CASE. É uma ferramenta de projeto de software. A avaliação foi efetuada na edição Enterprise Architect.

Together Enterprise Architect
Diagramas

O Together disponibiliza todos os diagramas UML e também a confecção de DER além de alguns diagramas específicos. É possível gerar diagramas novos, ou a partir de código já existente nas linguagens suportadas (C++, C#, Java, VB6, VB.Net e XML).

Veja nas Figuras 1 e 2, os diagramas possíveis de se gerar no Together.

Figura 1. Diagramas UML.



Figura 2. Diagramas Específicos Together.

As funcionalidades disponíveis com relação à diagramação são impressionantes. Como exemplo, cada entidade no diagrama possui uma espécie de “painel de controle”, o Inspector, com todas as informações necessárias, do ponto de vista da análise e do desenvolvimento. Veja Figuras 3 e 4.


Figura 3. Requisitos da entidade Cliente.



Figura 4. Hiperlinks da entidade.

É possível atribuir hiperlinks a entidades e a atributos dessa entidade gerando um nível fino de documentação de cada artefato do software.

Essas funcionalidades estão disponíveis de forma geral para todos os diagramas. É possível criar também hiperlinks de um diagrama para o outro.

Scripts/Banco de Dados

Gera scripts de DDL para os principais bancos do mercado, de forma muito fácil. Mas algumas versões de grandes SGBD's não são suportadas na versão avaliada. Para o MS-SQL Server, por exemplo, só a suporte para a versão 7.0.

Bancos suportados:

MySQL 3.23,  SyBase, DB2, Interbase, Oracle 8x e 9, Access 97 e 2000.

A engenharia reversa também é suportada para todos esses bancos gerando entidades em DER ou classes.

Recursos

O Together possui inúmeros recursos que são diferenciais consideráveis.

Recursos de SQA

Auditoria/Métrica: recurso interessante de controle de qualidade de código. É possível selecionar regras específicas com as quais o código fonte deve estar em conformidade. Há um relatório que exibe as violações a essas regras. É possível examinar o código e decidir se procede-se à alteração ou não.

UI Builder

Para os desenvolvedores Java, há um gerador de interfaces.

Documentação

A melhor documentação do Together é gerada em HTML. Bastante rica e completa. É possível criar templates e customizar os documentos.

Há também um gerador de relatórios.

Conclusão

Esta série de textos sobre as ferramentas CASE serviu àqueles que já têm um conhecimento de Análise e Projeto de sistemas e gostariam de ter uma visão de outras ferramentas disponíveis no mercado. Através da leitura dessa série de artigos, é possível conhecer algumas das principais características de alguns desses softwares. A série não se propôs a ser um “how-to”, pelo contrário, assumo como pressuposto que um Analista ou Gerente de Projeto é capaz de explorar qualquer uma dessas ferramentas. O objetivo foi antecipar-me e mostrar algumas características relevantes. Acredito ter sido útil, pois nesse período recebi diversos e-mails com algumas dúvidas nesses diversos softwares, que foram solucionadas, facilitando a tomada de decisão.

Para saber mais

www.borland.com

Próxima coluna

Falarei sobre Chaves e Índices no SQL Server 2000.


 

Vagner Vilela de Oliveira (alancox@ig.com.br) é Analista Desenvolvedor com 12 anos de experiência em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Fluente em Visual Studio, SQL Server, SQL e ferramentas Case. É graduando em Matemática pela Faculdade de Filosofia e Ciências Santa Marcelina. Realiza estudos em .NET, UML e Gerência de Projetos. Atualmente é Gerente de Desenvolvimento da Meta - Tecnologia em Sistemas.

  Ferramentas Case - Parte V    
  Uma Breve Retrospectiva    
  Ferramentas Case - Parte IV    
  Ferramentas Case - Parte III    
  Ferramentas Case - Parte II    
  Ferramentas Case - Parte I    
  Boas-Vindas    
     

 

Todos os direitos reservados: DevMedia Group
SQL Magazine - 2004