Ferramentas Case - Parte V Caros leitores, Os usuários Borland já sabem que foi lançada uma suíte de desenvolvimento, contemplando todo o ciclo de vida de desenvolvimento de software, a saber: análise, projeto, implementação, teste e implantação.
A ferramenta de projeto disponibilizada pela Borland é o Together. Together Enterprise Architect O Together disponibiliza todos os diagramas UML e também a confecção de DER além de alguns diagramas específicos. É possível gerar diagramas novos, ou a partir de código já existente nas linguagens suportadas (C++, C#, Java, VB6, VB.Net e XML). Veja nas Figuras 1 e 2, os diagramas possíveis de se gerar no Together. Figura 1. Diagramas UML. Essas funcionalidades estão disponíveis de forma geral para todos os diagramas. É possível criar também hiperlinks de um diagrama para o outro. Scripts/Banco de Dados Gera scripts de DDL para os principais bancos do mercado, de forma muito fácil. Mas algumas versões de grandes SGBD's não são suportadas na versão avaliada. Para o MS-SQL Server, por exemplo, só a suporte para a versão 7.0. Bancos suportados: MySQL 3.23, SyBase, DB2, Interbase, Oracle 8x e 9, Access 97 e 2000. A engenharia reversa também é suportada para todos esses bancos gerando entidades em DER ou classes. Recursos O Together possui inúmeros recursos que são diferenciais consideráveis. Recursos de SQA Auditoria/Métrica: recurso interessante de controle de qualidade de código. É possível selecionar regras específicas com as quais o código fonte deve estar em conformidade. Há um relatório que exibe as violações a essas regras. É possível examinar o código e decidir se procede-se à alteração ou não. UI Builder Para os desenvolvedores Java, há um gerador de interfaces. Documentação A melhor documentação do Together é gerada em HTML. Bastante rica e completa. É possível criar templates e customizar os documentos. Há também um gerador de relatórios. Conclusão Esta série de textos sobre as ferramentas CASE serviu àqueles que já têm um conhecimento de Análise e Projeto de sistemas e gostariam de ter uma visão de outras ferramentas disponíveis no mercado. Através da leitura dessa série de artigos, é possível conhecer algumas das principais características de alguns desses softwares. A série não se propôs a ser um “how-to”, pelo contrário, assumo como pressuposto que um Analista ou Gerente de Projeto é capaz de explorar qualquer uma dessas ferramentas. O objetivo foi antecipar-me e mostrar algumas características relevantes. Acredito ter sido útil, pois nesse período recebi diversos e-mails com algumas dúvidas nesses diversos softwares, que foram solucionadas, facilitando a tomada de decisão. Para saber mais Próxima coluna Falarei sobre Chaves e Índices no SQL Server 2000.
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